Realizou-se
na tarde do dia 30
de outubro
de 2019, no Auditório Central
da IMED,
o Seminário
Valorização do Profissional da Educação.
Promovido pelo Fórum Municipal de Educação - FME, em parceria com
a Rede de Apoio à Escola - RAE, a iniciativa contou com a presença
não apenas dos membros do FME, mas, também de representantes das
escolas municipais, estaduais e privadas; comunidade escolar;
representantes das RAEs e representantes dos diferentes segmentos da
sociedade civil organizada. A
escolha desse tema, assim
como a temática discutida no mês de junho,
surgiu a partir das discussões implementadas junto às assembleias
ordinárias promovidas pelo FME.
Falar
sobre a valorização do profissional da educação em um momento em
que
vários estudos e pesquisas apontam
para
a
complexidade e
fragilidade em
que se encontra o cenário educacional é de grande importância,
uma vez que esses elementos e suas
variações vem
estabelecendo novos
paradigmas e
provocando
transformações
na
sociedade.
Além
disso, segundo
estudo recente, somente 12,6% dos professores brasileiros
consideram-se valorizados, sendo
que esta
proporção está abaixo da média internacional, de 30,9%.O
evento foi
estruturado em dois painéis.
O primeiro deles abordou a Saúde do Professor, e contou com
a presença dos seguintes painelistas: Gustavo
Olszanski Acrani e Ivana Loraine Lindemann –
UFFS
e Marilise Lech
– UPF,
tendo como mediador o psicólogo Mario Luiz Junges Júnior - SEAD. Já
o segundo painel abordou o Bem-estar e Valorização Docente, tema
esse abordado pelos
seguintes painelistas: Jorge
Alberto Salton – IMED/UPF e Carlos Costa – IMED, sendo mediado
pela Profª Carine Imperator Weber – 7ªCRE.
Após a fala dos painelistas, os
mediadores
conduziram o debate sobre as temáticas abordadas, contando com a
participação dos presentes.
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