NÃO É, NA REALIDADE, COM AS NOSSAS TRADIÇÕES QUE NOS DEVEMOS EMBRIAGAR, MAS COM O NOSSO FUTURO – O BRILHANTE FUTURO QUE NOS AGUARDA, SE O SOUBERMOS PREPARAR
Anísio Spínola Teixeira (1900-1971)

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

FME realiza Seminário sobre a Valorização do Profissional da Educação

Realizou-se na tarde do dia 30 de outubro de 2019, no Auditório Central da IMED, o Seminário Valorização do Profissional da Educação. Promovido pelo Fórum Municipal de Educação - FME, em parceria com a Rede de Apoio à Escola - RAE, a iniciativa contou com a presença não apenas dos membros do FME, mas, também de representantes das escolas municipais, estaduais e privadas; comunidade escolar; representantes das RAEs e representantes dos diferentes segmentos da sociedade civil organizada. A escolha desse tema, assim como a temática discutida no mês de junho, surgiu a partir das discussões implementadas junto às assembleias ordinárias promovidas pelo FME. Falar sobre a valorização do profissional da educação em um momento em que vários estudos e pesquisas apontam para a complexidade e fragilidade em que se encontra o cenário educacional é de grande importância, uma vez que esses elementos e suas variações vem estabelecendo novos paradigmas e provocando transformações na sociedade. Além disso, segundo estudo recente, somente 12,6% dos professores brasileiros consideram-se valorizados, sendo que esta proporção está abaixo da média internacional, de 30,9%.O evento foi estruturado em dois painéis. O primeiro deles abordou a Saúde do Professor, e contou com a presença dos seguintes painelistas: Gustavo Olszanski Acrani e Ivana Loraine Lindemann UFFS e Marilise LechUPF, tendo como mediador o psicólogo Mario Luiz Junges Júnior - SEAD. Já o segundo painel abordou o Bem-estar e Valorização Docente, tema esse abordado pelos seguintes painelistas: Jorge Alberto Salton – IMED/UPF e Carlos Costa – IMED, sendo mediado pela Profª Carine Imperator Weber – 7ªCRE. Após a fala dos painelistas, os mediadores conduziram o debate sobre as temáticas abordadas, contando com a participação dos presentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário