A educação infantil que queremos construir!
29/11/2018 | Conviva Educação

As discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já
devem estar presentes na sua secretaria e nas escolas da rede, não é
mesmo? Os passos para que as orientações indicadas no documento sejam
realidade são muitos: os estados e municípios finalizam a elaboração ou
revisão de seus currículos, as formações continuadas dos educadores são
realizadas, as escolas alteram os Projetos Políticos Pedagógicos, os materiais didáticos e as avaliações de aprendizagem são atualizados.
A educação infantil, como primeira etapa da educação básica, também
está envolvida nesse processo. Para colaborar com a reflexão da equipe
da secretaria de educação e educadores, elaboramos o vídeo abaixo. Ele
faz um histórico do debate relacionado ao direito à educação de crianças
de 0 a 5 anos e ao atendimento em Centros de Educação Infantil, e
indica qual deve ser nosso objetivo, como resumido nesta frase: “Uma
educação em que a criança receba cuidados e atenção, tenha assegurado o
direito de brincar, explorar, interagir, se desenvolver integralmente e
aprender.” O vídeo também explora a atenção que deve ser dada aos
profissionais da educação, à estrutura disponível, às práticas
pedagógicas e à participação das famílias.
Sobre a BNCC, mostra que os eixos estruturantes indicados são as
interações e a brincadeira, quais são os seis direitos de aprendizagem e
desenvolvimento, os cinco campos de experiências, e então seus
desdobramentos em objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
PNE - HISTÓRIAS E CONQUISTAS DA SOCIEDADE CIVIL
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