NÃO É, NA REALIDADE, COM AS NOSSAS TRADIÇÕES QUE NOS DEVEMOS EMBRIAGAR, MAS COM O NOSSO FUTURO – O BRILHANTE FUTURO QUE NOS AGUARDA, SE O SOUBERMOS PREPARAR
Anísio Spínola Teixeira (1900-1971)

2018 DEBATENDO EDUCAÇÃO

                    
A educação infantil que queremos construir!
29/11/2018 | Conviva Educação
Cover ce fb 28nov 1 
As discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já devem estar presentes na sua secretaria e nas escolas da rede, não é mesmo? Os passos para que as orientações indicadas no documento sejam realidade são muitos: os estados e municípios finalizam a elaboração ou revisão de seus currículos, as formações continuadas dos educadores são realizadas, as escolas alteram os Projetos Políticos Pedagógicos, os materiais didáticos e as avaliações de aprendizagem são atualizados.
A educação infantil, como primeira etapa da educação básica, também está envolvida nesse processo. Para colaborar com a reflexão da equipe da secretaria de educação e educadores, elaboramos o vídeo abaixo. Ele faz um histórico do debate relacionado ao direito à educação de crianças de 0 a 5 anos e ao atendimento em Centros de Educação Infantil, e indica qual deve ser nosso objetivo, como resumido nesta frase: “Uma educação em que a criança receba cuidados e atenção, tenha assegurado o direito de brincar, explorar, interagir, se desenvolver integralmente e aprender.” O vídeo também explora a atenção que deve ser dada aos profissionais da educação, à estrutura disponível, às práticas pedagógicas e à participação das famílias.
Sobre a BNCC, mostra que os eixos estruturantes indicados são as interações e a brincadeira, quais são os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, os cinco campos de experiências, e então seus desdobramentos em objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.









                                   PNE - HISTÓRIAS E CONQUISTAS DA SOCIEDADE CIVIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário